top of page

Vovô sabe tudo

  • Foto do escritor: Dra. Mônica de Lima Azevedo
    Dra. Mônica de Lima Azevedo
  • 2 de jul. de 2021
  • 2 min de leitura

Atendo idosos em meu consultório. A solidão e a falta de objetivos na vida são suas queixas mais comuns.


ree

Morei na Suíça e lá é notável o cuidado com os idosos, que são a maioria da população. No Brasil, só agora começa a existir maior conscientização sobre o assunto e o Projeto Vovô Sabe Tudo é um exemplo da atenção governamental para com a terceira idade.

No geral, o idoso acaba só vivendo das próprias memórias e sem inserção na sociedade, muitas vezes deixado em clínicas que são verdadeiros depósitos de velhos.

A mente vazia tende a se deteriorar. Felizmente, agora temos locais de convivência destinados aos idosos, que lhes oferecem l diversas atividades e os mantêm ativos, do ponto de vista físico e intelectual.


Todo ser humano precisa ter um objetivo, uma meta. Geralmente, com os filhos criados e a aposentadoria, o idoso já cumpriu a sua meta. A isso se soma a falta do hábito de utilizar a sabedoria do idoso para o progresso do País, de valorizar o conhecimento que ele levou anos para adquirir e que as pessoas mais novas não tem para oferecer.

Está provado: o idoso que exercita o raciocínio tem mais saúde, enquanto o inativo toma-se poliqueixoso, numa tentativa de chamar a atenção para si, sob um prisma negativo. Tornam-se, então, comuns a depressão e doenças psicossomáticas, porque a vida perdeu o significado, com a perda das antigas funções que ele desempenhava.

Fazer algo para si e para os outros é o caminho de volta à integração na sociedade. Sempre aconselho os idosos a praticar uma atividade física, a se engajar a alguma causa, como o voluntariado, a retomar projetos, como voltar a estudar.

É preciso redescobrir o prazer e gastar a energia acumulada de forma positiva, fazendo o que se gosta.

Socialializar-se, compartilhar idéias, são outros pontos a serem trabalhados. Com isso, o idoso deixa de se considerar descartável e se sente respeitado, feliz. A sociedade que quer se preparar para cuidar de seus idosos tem que começar pela infra-estrutura. O Vovô Sabe Tudo é um passo firme nessa direção."

Colaboração no livro elaborado pela Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Santos - Secom, em 2011

Prefeito: Beto Mansur

Coordenador do Projeto: Tom Barboza

Texto e Pesquisa: Madô Martins

 
 
 

Comentários


Dra. Mônica de Lima Azevedo - CRP 06/176626

© 2021 criado por Bell Diamantino.

bottom of page