Reforma íntima
- Dra. Mônica de Lima Azevedo
- 29 de jun. de 2021
- 2 min de leitura
Considero como reforma íntima o processo contínuo de transformação do nosso eu, do nosso íntimo.

É um ato de busca de elevação moral, promovido por nós mesmos.
Essa mudança para melhor exige posturas diferentes frente à vida, faz-nos trocar atitudes erradas por atitudes corretas, erros por acertos.
A maior dificuldade para fazê-la é sabermos no que devemos nos reformar; questionarmos o que está errado em nós?
Quantas vezes falamos sobre alguém de forma negativa, atacando aquela pessoa, criticando suas más tendências ou condutas; quantas vezes agredimos diretamente o próximo mais próximo, geralmente um familiar ou companheiro?
Quantas vezes recebemos críticas construtivas, que poderiam ajudar a nos tornarmos melhores e levamos para o lado pessoal, ficando ainda ressentidos com a pessoa?
Quantas vezes deixamos a preguiça adiar projetos, ou entramos em atividades sem a dedicação necessária, tendo como resultado fracassos profissionais e pessoais
Não importa qual a nossa crença, todos nós temos o dever de buscar evoluir diariamente em nossas relações pessoais, familiares, no trabalho, enfim, de nos melhorarmos como seres humanos.Para tanto, é necessário despojarmo-nos de algumas imperfeições tais como o orgulho, a intolerância, o egoísmo, o egocentrismo,...ou seja, é imprescindível o autoconhecimento, o auto aperfeiçoamento moral, o trabalho de burilamento interior.
Através desse trabalho, as mudanças ocorrerão primeiramente dentro de nós mesmos, para depois refletirem-se no meio. Um sábio da antiguidade disse: “Conhece-te a ti mesmo “. Acredito ser este o segredo do sucesso da reforma interior. Certa vez, li que no Templo de Delfos, há a inscrição de uma máxima, que transcrevo a seguir:
"Advirto-te, sejas quem fores...
Tu! Que desejas sondar os arcanos
Da Natureza, se não encontras
dentro de ti aquilo que procuras...
tampouco o poderás encontrar fora.
Se ignoras as excelências da tua
própria casa, como poderás
encontrar outras excelências?
Em ti se encontra oculto o tesouro
dos tesouros!
Homem!... Conhece-te a ti mesmo e
conhecerás o Universo e os Deuses.»
Portanto, se você realmente deseja fazer a sua reforma íntima, interroga a sua consciência, analisa os seus atos e, sobretudo, busca cada vez mais aprofundar-se nesse campo, ao mesmo tempo oculto e fascinante, que é o seu interior.
Publicado no Blog Santa portal, em 2011
Comentários