PAI: Referência de vida
- Dra. Mônica de Lima Azevedo
- 29 de jun. de 2021
- 2 min de leitura
Pai. Palavra tão pequenina e de significado tão grande...

Nesse dia dos pais, quero expressar o meu eterno amor e profundo agradecimento àquele que me passou valores éticos e morais, que foi meu porto seguro, meu amigo de todas as horas, meu conselheiro. Assim foi meu pai, meu herói, Nércio ou Bob para os íntimos, que deixou o nosso convívio há dois anos. Quanta saudade, meu querido!!! Mas sei que o céu está em festa desde a sua chegada. Seu otimismo e alegria de viver foram muito importantes na minha vida e me norteiam até hoje.
Mesmo nas maiores dificuldades, quando te perguntávamos sobre como estavam as coisas, você sempre dizia: está tudo azul de bolinhas brancas. E este ânimo sempre fez a diferença!
A paternidade não requer nenhuma aptidão específica e tampouco há qualificações pré-estabelecidas. No entanto, talvez seja o maior desafio do ser humano, o investimento de sua própria vida na vida de seus filhos.
A educação que recebemos vai nos influenciar para sempre, assim como nossos pais são o reflexo da educação que receberam. Amar os filhos, mesmo que estes sejam diferentes das nossas expectativas, contribuir para o desenvolvimento de suas aptidões, orientar, disciplinar, são atitudes que esperamos de nossos pais.
Depois de determinada idade, costumamos pensar que o papel de cuidar dos filhos e educá-los está terminado. só que, mesmo que eles estejam encaminhados e sejam donos de seus narizes, este é um papel sem prazo de validade. ser pai é uma tarefa para toda a vida!
Muitas vezes os pais são confrontados com situações que exigem sua intervenção e/ou apoio. é o caso do filho que retorna à casa paterna por um divórcio, por uma dificuldade financeira, … E isto exige uma adaptação à essa nova realidade, uma vez que o dia a dia sofrerá alterações. não se nasce pai ou mãe, mas com certeza os laços afetivos que se constroem são duradouros; e esse é o maior comprometimento do ser humano.
Posso afirmar que meu pai cumpriu todos os requisitos e, de fato, viveu o ser pai de forma definitiva e comprometida. E você, querido leitor, se ainda puder conviver com seu pai, aproveite, pois como minha amiga Silene falou: ”quem tem pai tem tudo!“
Publicado no Blog Santa portal, em agosto de 2012.
Comments